Desenvolvimento Rural

Comunidade rural do Recôncavo baiano recebe investimentos do Governo do Estado

A comunidade rural de Sapucaia, no município de Santo Antônio de Jesus, Território de Identidade Recôncavo, está recebendo investimentos do Governo do Estado para dinamizar a cadeia produtiva da mandioca e fomentar a produção de derivados como beijus, sequilhos, biscoitos e bolos, entre outros. Os recursos são destinados à implantação de uma unidade de Processamento de Derivados da Mandioca e a aquisição de um caminhão baú.

Governo do Estado lança publicação com experiências voltadas para a agricultura familiar

Com experiências, pesquisas e atividades de extensão, voltadas para a agricultura familiar e o desenvolvimento rural no estado da Bahia, o livro 'Anais do Simpósio de Pesquisa e Experiências em Agricultura Familiar' foi lançado nesta quarta-feira (16), no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em Salvador.

Governo da Bahia distribuiu mudas a agricultores familiares em 101 municípios

O ano de 2018 foi de ampliação do número de agricultores familiares contemplados com a distribuição de mudas pelo Governo do Estado, por meio da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e o Instituto Biofábrica de Cacau.

Ações na Chapada Diamantina fortalecem comunidade indígena

Um grupo formado por representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Justiça, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizou, nesta sexta-feira (4), o ato de entrega oficial das terras cedidas pelo Governo do Estado aos indígenas da etnia Payayá, na Estação Experimental, localizada no município de Utinga, no Território de Identidade Chapada Diamantina.
 
A concessão de mais de 45 hectares de terra foi viabilizada por meio do Acordo de Cooperação para a Sustentabilidade e a Promoção ao Etnodesenvolviment

Caderneta Agroecológica fortalece o trabalho das mulheres produtivas

Dar visibilidade ao trabalho das agricultoras familiares agroecológicas. Este é o objetivo da Caderneta Agroecológica, apresentada, nesta terça (27), durante a formação para agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER), que acontece até esta quinta-feira (28), no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Itapuã. O evento integra a programação da 9° Feira da Agricultura Familiar, que segue até 02 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.

Famílias assentadas da Reforma Agrária são beneficiadas com créditos do Fomento Mulher

Famílias assentadas da Reforma Agrária, do Assentamento Terra Prometida, do município de Nova Soure, assinaram, na segunda-feira (26), contratos do Crédito Fomento Mulher. A solenidade aconteceu durante o III Encontro Estadual de Mulheres Rurais “ Ater e a valorização do trabalho da mulher”, que integra a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira de agricultura familiar do Brasil.

Fenagro abre as portas com expectativa de atrair 300 mil visitantes

Uma semana de oportunidade para empresários do agronegócio e agricultores familiares movimentarem a economia, e também para turistas e baianos conhecerem o que é produzido no interior do estado. Até o próximo domingo (2), estão abertas ao público, simultaneamente, a 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) e a 9ª Feira da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador. A abertura foi realizada neste domingo (25), com a presença do vice-governador, João Leão, secretários e outras autoridades.

Encontro de mulheres rurais abre programação da maior feira de agricultura do país

Com o tema Mulher Rural, começou, neste sábado (24), a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira de agricultura familiar do Brasil, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).
 
Abrindo a programação técnica do evento, será realizado, neste domingo (26), o III Encontro Estadual de Mulheres Rurais.