Desenvolvimento

Empresa de calçados planeja ampliar fábrica em Alagoinhas

A Malu Calçados, que fica no município de Alagoinhas, planeja ampliar unidade fabril. A notícia foi anunciada pelo CEO do grupo, Vitor Reichelt, em audiência com o governador Rui Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, na quinta-feira (10). A intenção é aumentar a produção de calçados em 30% e está previsto gerar 250 novos empregos diretos.
 
O governador orientou a empresa a apresentar um plano de negócios à SDE e Desenbahia, para um futuro financiamento do projeto de ampliação.

Nova fábrica da Suzana Santos vai gerar 400 empregos em Itapetinga

Uma nova fábrica de calçados do Grupo Suzana Santos iniciará as atividades no município de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, em março deste ano. O compromisso foi firmado entre o presidente da empresa, Almir Santos, e o Governo do Estado, em reunião com o governador Rui Costa e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Luiza Maia, na terça-feira (8). 
 
Com um investimento de R$ 4 milhões, a unidade fabril Itapetinga 2 vai ser instalada no galpão do governo, localizado no bairro Quintas do Morumbi, e deve gerar cerca de 400 empregos.

Programa Corra pro Abraço certifica 160 jovens em cursos profissionalizantes em Itinga

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), realiza às 17h da quarta-feira (21) no Colégio Municipal Dois de Julho, em Itinga, Lauro de Freitas, a certificação de 160 jovens participantes de cursos profissionalizantes promovidos pela iniciativa nas áreas de auxiliar administrativo, maquiagem, manicure e técnico de vendas. O momento contará com apresentação cultural do grupo Legião Itinga, que trabalha a lógica do teatro do oprimido e conta com jovens residentes da comunidade.

Bahia apresenta sistema de controle de investimentos em assistência social

Representantes de todo o Brasil estão reunidos até quarta-feira (14), em Salvador, durante o 3º Encontro Técnico do Fundo Nacional e Fundos Estaduais de Assistência Social, no Hotel Vila Velha. Sediado pela primeira vez na Bahia, o estado é o que mais tem famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, 53% da população, e registra anualmente 2,8 mil famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Durante o encontro, a Bahia vai apresentar sua experiência e seu sistema de controle de investimentos do Fundo de Assistência Social.

Convênio garante investimentos em pesca artesanal no município de Capim Grosso

Foi assinado, nesta sexta-feira (21), um convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Associação de Piscicultores da Barragem de Pedras Altas, do Distrito de Pedras Altas, município de Capim Grosso. O acordo, que visa ao fortalecimento da piscicultura na região, é executado no âmbito do projeto Pró-Semiárido.
 
A ação beneficiará diretamente 30 famílias. Serão investidos R$ 314,7 mil na aquisição de equipamentos e máquinas e na instalação de tanques redes.

Bahia e Ceará fazem cooperação técnica para Desenvolvimento Econômico do Nordeste

Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE-CE) estiveram na capital baiana para conhecer as boas práticas que o governo estadual vem desenvolvendo na atração de investimentos e as contribuições socioeconômicas e regionais no âmbito nacional. A SDE-CE está sendo reformulada e escolheu a Bahia, referência em desenvolvimento no Nordeste, para conhecer os processos e estudos, bem como firmar parcerias e vislumbrar desenvolvimento de projetos para fortalecimento regional.