Saúde

Santa Maria da Vitória recebe Feira Cidadã com previsão de 15 mil atendimentos

A 32ª edição da Feira Cidadã em 2019 chegou em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, nesta quinta-feira (21), e segue até domingo (24). A iniciativa realizada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), instituição presidida pela primeira-dama Aline Peixoto, deve realizar mais de 15 mil atendimentos para os mais diversos tipos de exames e procedimentos.

Campanha Novembro Roxo reforça cuidados com bebês prematuros

A internação de bebês na UTI Neonatal do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) tem como maior causa a prematuridade. Em 2018, 61% casos foram registrados. Em atenção ao Novembro Roxo, mês de sensibilização para a causa, o HGRS iniciou uma campanha nesta segunda-feira (18), com a distribuição de material informativo e exposição de equipamentos da UTI Neonatal na entrada da unidade.
 
Segundo o diretor-geral do HGRS, José Admirço Lima, a unidade é referência no Nordeste em casos de prematuridade.

Hospital da Mulher atende metade dos casos de câncer de mama na Bahia

Durante o primeiro ano de funcionamento, o Serviço de Oncologia do Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, realizou 12,8 mil consultas médicas e multiprofissional e mais de 7 mil sessões de tratamento. Os tumores de mama foram os responsáveis por 71% dos atendimentos, seguidos pelos ginecológico (24%), gastrointestinal (4%) e de cabeça e pescoço (1%).

Tem início a implantação de 200 salas para o tratamento do pé diabético

Até o final do ano serão implantadas 200 salas para o tratamentos do pé diabético em toda a Bahia, a maior parte distribuída em municípios com menos de 100 mil habitantes. Uma das primeiras será no município de São Sebastião do Passé, tendo o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, autorizado nesta semana, a cessão de equipamentos para a localidade, a exemplo de doppler pulsado e contínuo, maca e carro de curativo.

Inaugurada 14ª Policlínica Regional de Saúde em Senhor do Bonfim

A 14ª Policlínica Regional de Saúde foi entregue à população pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (11), em Senhor do Bonfim, no norte do estado. Com um investimento de R$ 23 milhões, a unidade dará assistência a 11 municípios da região que formam o Consórcio Interfederativo de Saúde: Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Cansanção, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Nordestina, Ponto Novo, Queimadas e Senhor do Bonfim.
 
“Esta é mais uma unidade de saúde na Bahia planejada e construída num modelo integrado.

Vale do São Francisco terá primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia da região

Com 98% das obras concluídas, o prédio onde vai funcionar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) está prestes a ser entregue à população do Vale do São Francisco. Com isso, Juazeiro passa a sediar o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do norte da Bahia. A cintilografia, exame de imagem que detecta implantes tumorais, também será oferecida. Anexo ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), o novo prédio tem seis pavimentos e área total construída de 4.145,52 metros quadrados.

Salvador sedia I Encontro Regional de Saúde Nordeste

A Bahia recebe, até sexta-feira (8), o I Encontro Regional de Saúde Nordeste, que discute o aperfeiçoamento e o compartilhamento de experiências positivas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura do evento, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7), na Escola Pública de Saúde da Bahia, em Salvador, incluiu o debate do cenário fiscal e formas de financiamento que ajudem a consolidar o setor.

Nova Viçosa e Caravelas recebem rastreamento do câncer de mama

Na primeira semana do mês de novembro começa o atendimento do Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama nos municípios Nova Viçosa e Caravelas, na região de Teixeira de Freitas, oportunidade para que as mulheres de 50 a 69 anos realizem mamografias. O detecta precocemente o aparecimento do câncer de mama, doença que se não for tratada convenientemente e precocemente, pode levar à morte.
 
Nos dois municípios são 3.430 mulheres, na faixa de idade preconizada pelo Ministério da Saúde, aptas para a realização dos exames.

Em reunião com a ONU, Governo do Estado anuncia política de saúde para albinos

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, anunciou nesta segunda-feira (4) o encaminhamento de uma nova Política Estadual de Atenção Integral à Saúde do Paciente com Albinismo. Os compromissos foram firmados em Salvador, durante encontro com a perita sobre albinismo do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Ikponwosa Ero, e a representante do Alto Comissariado da ONU, Alive Dehsebein.