Saúde

Governo do Estado entrega Academia de Saúde em Pojuca

Os moradores de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ganharam um espaço gratuito para a prática de atividades físicas. A Academia de Saúde do município, localizada na Praça Loteamento Nova Pojuca, no Centro da cidade, foi inaugurada oficialmente na manhã desta terça-feira (14) pelo secretário de saúde Fábio Vilas Boas, que representou o governador Rui Costa na solenidade. O investimento da obra foi de, aproximadamente, R$ 314 mil.

Hospital da Mulher completa três anos com 650 mil atendimentos

Cerca de 650 mil atendimentos e 27 mil cirurgias já foram realizados pelo Hospital da Mulher (HM), que completa três anos no próximo dia 9. Localizado no Largo de Roma, em Salvador, a unidade é referência na promoção de serviços à saúde da mulher e primeiro hospital 100% SUS do Estado da Bahia a receber o prêmio nacional Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher. A premiação foi concedida pela Câmara dos Deputados no ano passado. 
 
Mulheres dos 417 municípios da Bahia já foram atendidas na unidade.

Saúde representa 6,8% do PIB da Bahia

O setor da Saúde representou 6,8% do Produto Interno Bruto da Bahia em 2018, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira (26), pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento. A SEI também informa que entre 2010 e 2019 houve crescimento de 37% de estabelecimentos que prestam serviços de saúde, sejam eles públicos ou privados.

Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial em Jardim Armação

Na manhã desta terça-feira (17), o governador Rui Costa inaugurou uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo III, no bairro de Jardim Armação, na Rua Pedro Silva Ribeiro, em Salvador, para reforçar o atendimento público de pessoas com transtornos mentais graves. A unidade, que contou com um investimento de mais de R$ 2,2 milhões entre obras e equipamentos, irá funcionar 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
 
“Esta é a sétima unidade do Caps que entregamos no estado este ano.

Hemóvel visita bairros de Salvador, Feira de Santana e Camaçari

Os voluntários interessados em doar sangue ou no cadastro de medula óssea terão, nesta semana, cinco locais alternativos para realizar o ato de solidariedade. As unidades móveis da Fundação Hemoba, conhecidas como Hemóveis, estarão de segunda (9) a sábado (14) em um roteiro que envolve os municípios de Feira de Santana, Salvador e Camaçari. A ação reforça os atendimentos das 25 unidades fixas distribuídas no estado.

Ação conjunta oferece serviços de saúde para moradores de Jequié

Em um esforço conjunto, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a Secretaria de Saúde (Sesab) e o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) promovem, nesta quinta (5) e sexta (6), das 8h às 17h, o HGPV Comunidade, que reúne uma série de serviços médicos no Campo do Cururu, no bairro Joaquim Romão, em Jequié.

Em parceria com a Saeb, HGRS implanta projetos para melhorar atendimento

Com objetivo de criar a cultura da disciplina, identificar problemas e gerar oportunidades para melhorias, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) realizou, neste ano, projetos-pilotos com diversas ferramentas de gestão no laboratório, ambulatório, setor de contas médicas e Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same).

Hospital Octávio Mangabeira inicia mutirão para a realização de teste de sopro

Um mutirão realizado pelo Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), no bairro de Pau Miúdo, em Salvador, deve atender 1.600 pacientes até sexta-feira (6) para a realização do exame de espirometria. A unidade, que é vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), iniciou a campanha “Dezembro Verde-Respire Vida” nesta segunda-feira (2) como forma de atender a grande demanda existente pelo procedimento.

Entregue Policlínica Regional de Saúde em Simões Filho

A décima quinta Policlínica Regional de Saúde do Estado, primeira da Região Metropolitana de Salvador, foi inaugurada pelo governador Rui Costa nesta sexta-feira (29), em Simões Filho. A partir de segunda-feira (2), serviços ambulatoriais especializados e exames de alta complexidade estarão à disposição para os cerca de 785 mil baianos que moram nos municípios de Camaçari, Conde, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Simões Filho.