Saúde

Municípios aprovam estatuto de funcionamento da Policlínica Regional em Itabuna

Os prefeitos vinculados à Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc) participaram de uma reunião, na terça-feira (21), na sede da entidade, promovida pelo Consórcio Público Interfederativo de Saúde e o coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, para aprovação do estatuto, protocolo de intenções e contrato de programa e de rateio da Policlínica Regional de Saúde que vai funcionar em Itabuna.

Policlínica em Jequié atenderá população neste fim de semana

Nos próximos sábado (25) e domingo (26), a Policlínica de Saúde da Região de Jequié, no sudoeste da Bahia, funcionará das 8h às 17h, atendendo a demanda reprimida de pacientes dos municípios consorciados. A iniciativa visa diminuir a fila existente para algumas especialidades e exames, a exemplo de ultrassonografias.
 
Na ocasião, 1.137 atendimentos serão ofertados, sendo 692 consultas e 477 exames. Destes, 160 exames são para ultrassonografia, que representa uma grande demanda da unidade.

Bahia terá dia 'D' de vacinação contra a gripe neste sábado (4)

Cerca de três milhões de baianos ainda não se vacinaram contra a Influenza (gripe). Para reverter este cenário, equipes das 417 secretarias municipais de Saúde da Bahia trabalharão neste sábado (4), para atender a população que não compareceu aos locais de imunização durante os dias úteis. Dentre as ações, os gestores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) participam da mobilização referente ao Dia D de Vacinação contra a Influenza na Unidade Básica de Saúde do Caji, em Lauro de Freitas, a partir das 9h.

Feira Cidadã chega a Ribeira do Pombal com expectativa de sete mil atendimentos

Com expectativa de atender sete mil moradores de Ribeira do Pombal até a próxima segunda-feira (29), a Feira Cidadã chegou ao município nesta quinta (25), oferecendo mais de 15 serviços de saúde e cidadania à população. A ação, que está em sua 11ª edição, é realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

Doenças como leptospirose são tratadas no Instituto Couto Maia

O período de chuvas na capital e interior do estado alerta os baianos para os cuidados que devem ser adotados no intuito de evitar a contaminação com a leptospirose. A doença transmitida pela urina do rato acaba se proliferando durante o outono devido à combinação de chuvas com enchentes e alagamentos de ruas. Em caso de suspeita de contaminação, a população encontra suporte no Instituto Couto Maia, entidade especializada no tratamento a doenças infecto-contagiosas.

Dez novos leitos de UTI são abertos no Hospital Costa do Cacau

Dez novos leitos de terapia intensiva (UTI) foram inaugurados no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, na tarde desta sexta-feira (12). A unidade, que integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é referência para a população de cerca de 70 municípios do sul da Bahia.
 
Na ocasião, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou que "isso corresponde a um acréscimo de 50% no total de leitos de UTI, passando de 20 para 30 leitos".

HGE e Couto Maia celebram aniversários de fundação

Dois grandes hospitais estaduais celebram mais um ano de funcionamento como referências de qualidade no atendimento aos baianos. Completamente renovado, o Instituto Couto Maia (Icom) completou 166 anos nesta terça-feira (9). Funcionando em novas instalações no bairro de Cajazeiras desde julho de 2018, a unidade de referência no tratamento de doenças infecciosas agora conta com 120 leitos, sendo 20 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Autorizado início das obras de ampliação do Hospital do Oeste

O Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, passará por obras de reforma e ampliação. A ordem de serviço que autoriza o início da primeira etapa da reforma foi assinada nesta sexta-feira (29) pelo governador Rui Costa, durante agenda de compromissos na cidade. Além da ampliação das enfermarias, Rui autorizou a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) a lançar o edital de licitação para a implantação do serviço de hemodinâmica e construção do necrotério da unidade hospitalar. No total, serão investidos R$ 5,24 milhões no projeto, que será concluído em três etapas.

Hospital Roberto Santos celebra 40 anos com programação especial

Maior hospital público das regiões Norte e Nordeste, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado no Cabula, em Salvador, completa 40 anos de existência no mês de março. Nesta segunda-feira (25), uma solenidade marcou o início das atividades para celebrar a data. A equipe médica, ex-funcionários e autoridades participaram do evento.