Carnaval

Idosas da Casa da Cultura produzem fantasias com material reciclável

Materiais como garrafa pet e rótulos são transformados em fantasias e adereços pelas mãos do grupo de residentes da Casa da Cultura do Idoso, localizado no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. O espaço é administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), e oferece atividades lúdicas e educativas.

SJDHDS conscientiza contra trabalho infantil durante Fuzuê e Furdunço

Mais de 30 profissionais de mobilização da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS) marcaram presença durante o Fuzuê e o Furdunço, conscientizando a população sobre a importância da denúncia contra o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes. As duas festas reuniram mais de 800 mil pessoas no circuito Barra-Ondina, segundo a prefeitura municipal.

Governo amplia uso de tecnologia para segurança durante o Carnaval

A três dias da abertura oficial do Carnaval, o planejamento da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para a folia foi apresentado nesta segunda-feira (17), no auditório do Hotel Fiesta, no Itaigara, em Salvador. As novidades deste ano são patrulhas integradas, com policiais do Bope e da Ronda Maria da Penha, para prevenir a violência contra a mulher, e o aumento do emprego de tecnologia.

Detran capacita condutores de trios elétricos para atuação no carnaval

Conduzir um trio elétrico é uma missão complexa que requer resistência e atenção. Por isso, todo ano, o Detran Bahia promove um curso de capacitação gratuito para os motoristas que vão trabalhar nos trios durante a folia. Na manhã desta segunda-feira (17), um grupo de cerca de 30 profissionais participou da primeira turma da edição 2020 que conta com a parceria da Polícia Militar. As aulas acontecem na sede do Detran, no bairro de Pernambués, em Salvador. A iniciativa é voltada tanto para quem já tem experiência quanto para os novatos na atividade.

Carnaval da Cultura traz riqueza dos blocos afro e diversidade do Pelô

Fundamentado nas matrizes que construíram a nossa história, expressadas através das danças e musicalidade dos blocos afro e dos afoxés, na alegria e no gingado do samba, na força e balanço do reggae, que integram o Carnaval Ouro Negro em 2020. Com a diversidade de gerações e de ritmos que ocupam os palcos do Carnaval do Pelô, e que ainda toma conta das ruas mantendo a tradição que une os foliões no Centro Histórico.

Procon-BA inicia fiscalização de acessibilidade nos camarotes

Para garantir um Carnaval mais inclusivo e com garantia de direitos para as pessoas com deficiência, as superintendências de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) e dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), começam, na próxima segunda-feira (17), a fiscalização das estruturas dos camarotes de Salvador.
 
A ação fiscalizatória, que é a segunda fase da operação, ocorre no pré-carnaval com o objetivo de garantir os direitos dos consumidores e a acessibilidad

Rodoviária, Sistema Ferry Boat e concessionárias realizam operações especiais para o Carnaval

Quem planeja partir da capital para outras cidades da Bahia durante o Carnaval já pode se programar. Os sistemas rodoviários e hidroviários de transporte intermunicipal regulados pela Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) prepararam operações especiais para quem pretende viajar e curtir a folia ou o descanso longe da capital. As operações foram programadas para proporcionar mais comodidade, conforto e segurança aos viajantes.

Governo do Estado anuncia investimentos no Carnaval 2020

Além das atrações musicais, o Governo do Estado é responsável por outras ações que garantem a infraestrutura da festa. “Estamos investindo em torno de R$ 73 milhões no Carnaval, garantindo segurança pública, saúde e, evidentemente, garantindo a alegria com o patrocínio dos blocos e dos artistas em trios independentes”, afirmou o governador Rui Costa, que defende a inclusão social e o acesso democrático dos foliões.
 
A apresentação das ações de Carnaval incluiu um pocket show de Armandinho, Dodô e Osmar, com participação da cantora Daniela Mercury.

Com homenagem aos 70 anos do trio elétrico, Carnaval do Governo terá mais de 200 atrações

O Carnaval 2020 do Governo do Estado vai homenagear os 70 anos de criação do trio elétrico pelos mestres Dodô e Osmar. Entre os artistas que farão a alegria dos foliões-pipoca estão nomes como Bell Marques, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Saulo, Léo Santana e Anitta, além das bandas Baiana System, Parangolé e Psirico.