Agricultura Familiar

Café especial da Chapada Diamantina ganha público em São Paulo

O café cultivado por agricultores familiares da Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), na Chapada Diamantina, está em exposição na Naturaltech 2019, em São Paulo. A Coopiatã é uma das 17 cooperativas da agricultura familiar da Bahia que participam da feira com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva. 
 
Piatã é o principal município produtor de cafés de alta qualidade do Norte e Nordeste, tendo lavouras com altitudes de 1.260 até 1.400 metros.

Estande Bahia Produtiva se destaca na NaturalTech 2019

Os produtos da agricultura familiar da Bahia estão fazendo um verdadeiro sucesso na NaturalTech 2019, no pavilhão Anhembi, em São Paulo. As 17 cooperativas que participam do evento, com apoio do Governo do Estado, estão mostrando para o mundo que o rural baiano possui um grande potencial produtivo. A NaturalTech, reúne até sábado (8), no Parque Anhembi, expositores, empresários e consumidores sustentáveis de diversos países da América Latina.

Agricultura familiar da Bahia tem primeira unidade de beneficiamento de pólen apícola

A Cooperativa Canavieirense de Apicultores (Coaper), de Canavieiras, litoral Sul da Bahia, está apostando na produção de pólen, alimento que vem se destacando por suas propriedades e benefícios à saúde humana. O produto foi eleito por especialistas do Congresso Brasileiro de Apicultores como o melhor pólen do Brasil e, com apoio do Governo da Bahia, estará presente na Naturaltech 2019, maior feira de produtos saudáveis da América Latina, de 5 a 8 de junho, em São Paulo.

Equipamentos fortalecem agricultura familiar em 368 municípios

O Governo do Estado concretizou uma série de ações para o fortalecimento da agricultura familiar baiana na manhã desta segunda-feira (25). Durante evento no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Rui Costa realizou a entrega de máquinas, equipamentos e veículos para prefeituras e entidades do ramo. O ato representa um investimento de R$ 47 milhões em iniciativa que impulsiona as atividades da agricultura em 368 municípios baianos.

Cooperativas da agricultura familiar participam da maior feira de produtos orgânicos na Alemanha

A agricultura familiar da Bahia marca presença na maior feira de produtos orgânicos, a BioFach, realizada até este sábado (16), em Nuremberg, na Alemanha. A feira reúne empresas, produtores, agências de fomento, representantes do mercado orgânico global e tem como característica ser uma feira de negócios, apresentando novos produtos, tendências de mercado e linhas de produtos.

Fomento à produção qualifica a agricultura familiar na Bahia

Com o objetivo de dinamizar os processos de produção e garantir ao agricultor e agricultora familiar a segurança necessária para conviver, de forma sustentável, com as adversidades climáticas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem promovendo, nos últimos anos, iniciativas como a distribuição de sementes e de mudas frutíferas e essências florestais e o seguro Garantia-Safra. Estes insumos, de qualidade e alta tecnologia, resultam em mais renda e produtividade das áreas plantadas, eliminando custos e garantindo competitividade.

Fruta da estação, umbu é um dos produtos da agricultura familiar da Bahia

O Verão, com altas temperaturas e muito calor, é um convite para preferir alimentos leves, nutritivos e saudáveis, a exemplo de frutas, especialmente as da época, como umbu, seriguela, caju, melancia, abacaxi e frutas vermelhas, encontradas em diversos municípios baianos, algumas delas típicas de regiões semiáridas.