Agricultura Familiar

Pescados da agricultura familiar aderem ao delivery em Salvador

Com investimentos do projeto Bahia Produtiva, organizações produtivas de toda a Bahia se estruturaram e, hoje, mesmo com a pandemia, seguem trabalhando e escoando a produção, como é o caso da Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz (Repescar). A cooperativa produz cerca de três toneladas por mês e  segue atendendo à demanda de restaurantes da alta gastronomia de Salvador e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Mais de 10 empreendimentos da agricultura familiar baiana ofertam produtos por delivery

Consumidores baianos, de municípios como Salvador, Itabuna, Ilhéus, Irecê, Monte Santo, Juazeiro e Ribeira do Pombal, entre outros, contam com o catálogo Delivery da Agricultura Familiar, atualizado, com os produtos da agricultura familiar disponíveis para o serviço de entrega e o nome das organizações produtivas e seus contatos.

Cooperativa da agricultura familiar triplica renda em meio à pandemia

A pandemia do coronavírus vem causando inúmeros problemas para a economia global e atinge também a agricultura familiar. Mas os investimentos realizados pelo Governo do Estado, ao longo dos últimos cinco anos, promoveram sustentabilidade para muitos empreendimentos do rural baiano que, mesmo neste momento de crise, estão mantendo a produção e se superando nas vendas. 
 
A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) é exemplo da importância desses investimentos.

Estufas solares vão melhorar qualidade de amêndoas de cacau de agricultores familiares do Sul da Bahia

Agricultores familiares ligados à Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), localizada no município de Ibicaraí, agora contam com estufas solares que prometem melhorar a qualidade da amêndoa de cacau produzida e, também, a renda de 105 famílias. Inicialmente, foram entregues 20 equipamentos pelo Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, nas comunidades Jacarandá e Bela Vista e nos assentamentos Córrego Grande, Santana, Vila Izabel e Loreta Valadares.

Agricultura familiar leva sabores diferenciados de licores até a casa dos consumidores

No São João da Bahia não pode faltar licor, não é mesmo? Este ano, em especial, o arraiá será dentro de casa, mas não é por isso que a bebida junina típica, saborosa e querida desta época vai ficar de fora. Neste São João, vai ter licor, sim, e é da agricultura familiar, com sabores diferenciados para degustá-los sem precisar sair de casa.
 
Cooperativas e associações da agricultura familiar baiana estão fazendo delivery de licores, para manter firme a tradição de fartura, união e alegria que faz partem do clima junino.

Agricultores familiares da Bacia do Rio Corrente diversificam produção para consumo

Agricultores familiares do Território Bacia do Rio Corrente estão aumentando a diversidade de alimentos em seus quintais e colhendo variedades de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), além de hortaliças tradicionais, alimentos ricos em vitaminas e nutrientes. As PANC são plantas ou a partes de plantas que podem ser utilizadas na alimentação, mas que ainda são pouco usadas no dia a dia.

Rede de lojas da agricultura familiar estrutura serviço de entrega para atender três municípios

A Monte Sabores garante suas compras para que você fique em casa. Esse é o lema da divulgação do serviço de entregas de produtos das lojas Monte Sabores, nos municípios de Monte Santo e Itiúba, a exemplo da tapioca fresca, polpas de frutas, ovos e temperos verdes, produzidos sem agrotóxicos por agricultores familiares da região.