Agricultura

Protagonismo da Bahia no segmento agroflorestal é destaque em evento nacional

Estado que detém a maior produtividade do mundo de eucalipto e o quarto lugar nacional em área plantada, a Bahia sedia, nestas quarta (7) e quinta-feira (8), o IV Congresso Brasileiro de Eucalipto. O evento acontece na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), em Salvador, no bairro do Stiep, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Lucas Costa.

Chocolate do sul da Bahia conquista consumidores de São Paulo

Na semana que antecede a Páscoa, com a tradição dos ovos de chocolate, São Paulo recebeu o Chocolat Festival, realizado de sexta (12) a domingo (14), na Bienal do Ibirapuera. Com apoio do Governo da Bahia, o evento recebeu cerca de 20 mil pessoas e gerou R$ 5 milhões em negócios, abrindo um novo e importante mercado para o chocolate de origem produzido no sul do estado.

Cafeteria e chocolateria são destaques da Feira da Agricultura Familiar

Um cantinho aconchegante para uma boa prosa? Também temos! Os visitantes da 9ª Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária contam este ano com uma cafeteria e chocolateria, ambiente criado especialmente para os amantes de  café e chocolate degustarem um produto de qualidade.
 
O evento acontece no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), até o próximo domingo (2).

Bahia lidera número de propriedades rurais do país

Dados preliminares do Censo Agropecuário 2017, divulgados nesta quinta-feira (26), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em Salvador, apontam que a Bahia continua sendo o estado brasileiro que abriga o maior número de estabelecimentos rurais, contabilizando mais de 762 mil estabelecimentos. O estudo também revela um crescimento nas cadeias produtivas da fruticultura e caprinocultura da Bahia.

Produtores de Caldeirão Grande recebem capacitação e peixes

Produtores rurais de Caldeirão Grande (a 330 km de Salvador) serão beneficiados, na quarta-feira (21), com curso de piscicultura em viveiro escavado e doação de 70 mil alevinos (peixes jovens) de tilápia. A ação será realizada pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura da Bahia).

O curso será realizado das 9h às 12h, no espaço Conviver (rua da Esperança, Centro). Serão discutidas, no evento, as melhores práticas na criação de peixes, manejo e sistemas de cultivo. A entrada é gratuita para piscicultores pré-cadastrados pela prefeitura do município.

Seagri lança Programa Estadual de Revitalização da Cadeia Produtiva do Coco

Começou nesta terça-feira (6) a segunda edição do Festival do Coco e Florestas Plantadas do município do Conde, no litoral norte baiano. O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), Lucas Costa, e o de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, estiveram presentes na abertura do evento, no auditório da Câmara dos Vereadores do Conde, na Praça Hélio Francisco dos Santos.

Câmara Setorial debate ações para fortalecer cadeia produtiva do cacau e chocolate

A articulação de ações conjuntas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau foi o principal objetivo da reunião da Câmara Setorial do Cacau e Chocolate, na tarde desta sexta-feira (19), em Ilhéus, no sul da Bahia. O encontro ocorreu durante a 11ª edição do Chocolat Bahia - Festival Internacional do Chocolate e Cacau, evento realizado até domingo (21), com o apoio do Governo do Estado.

Agricultores de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa recebem 2,5 mil cadastros rurais

Os agricultores das cidades de Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa, no Território Velho Chico, recebem 2,5 mil certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CAR/Cefir), neste fim de semana, com um investimento de mais de R$ 148 mil. O documento é o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades rurais.
 
O secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, fará a entrega nos dois municípios.