Educação

Estudantes do CJCC de Jequié apresentam projeto de robótica em São Paulo

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC), localizado na cidade de Jequié, está apresentando projeto de robótica na 2ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC), em São Bernardo do Campo (São Paulo), que teve início nesta terça-feira (17) e prossegue até sábado (21). O trabalho é protagonizado por oito estudantes da rede estadual participantes da incubadora de projetos do CJCC, denominada “Prototipagem Criativa”, cujo objetivo é pesquisar e desenvolver projetos voltados para a eletrônica básica, lógica de programação e robótica educacional.

Com 10 mil monitores, Mais Estudo inicia sessões de reforço escolar

As monitorias do Mais Estudo (+ Estudo) começaram nesta segunda-feira (16), com o objetivo de fortalecer o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede estadual. Executado pela Secretaria da Educação do Estado, o programa selecionou 10 mil estudantes com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática.

Instituto Anísio Teixeira e Fundação Pedro Calmon planejam ações conjuntas

Dirigentes do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) e da Fundação Pedro Calmon estiveram reunidos na quarta-feira (11) para alinhamento de ações conjuntas nas áreas da cultura e educação. O principal ponto de pauta foi a implantação de um Memorial sobre Anísio Teixeira nas instalações do IAT, como ação do projeto 2020: Ano Anísio Teixeira, lançado pelo Governo do Estado, em julho deste ano.

Projeto trabalha aspectos socioemocionais com estudantes em Teixeira de Freitas

No mês em que se dialoga sobre a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Professor Rômulo Galvão (Ceprog), em Teixeira de Freitas, tem despertado a atenção de educadores e estudantes para a importância de trabalhar os aspectos socioemocionais. Intitulado de Abraça-me, o projeto busca acolher e dar suporte a estudantes que com dificuldades e transtornos emocionais.

Estudantes são selecionados para monitoria nas escolas estaduais pelo projeto Mais Estudo

Estudantes da rede estadual de ensino estão na expectativa de começarem a atuar como monitores do projeto Mais Estudo, lançado pela Secretaria da Educação do Estado para o fortalecimento das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática nas unidades escolares. Através do Mais Estudo, os estudantes com bom desempenho escolar ajudarão os colegas nas aprendizagens e receberão um auxílio de R$ 200 nos próximos três meses. O processo de inscrição acontece até sexta-feira (13) e as aulas da monitoria deverão ser iniciadas no dia 16 de setembro no contraturno das aulas regulares.

Estudantes podem se inscrever no programa Mais Estudo até sexta-feira

Seguem abertas no Portal da Educação, até a próxima sexta-feira (13), as inscrições para adesão ao programa Mais Estudo. Executada pela Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa vai possibilitar que cerca de 10 mil alunos da rede estadual de ensino com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática recebam uma bolsa de R$200 para oferecer reforço escolar aos colegas que estão abaixo da média nas disciplinas.

Lançamento do #TransformaÊ reforça protagonismo estudantil

Debate sobre educação, apresentações artísticas e rodas de conversa marcaram, nesta sexta-feira (6), o lançamento da edição 2019 do projeto #TransformaÊ, ação da Secretaria da Educação que integra a comunidade com o ambiente escolar a partir de atividades culturais. O evento, realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, reuniu alunos e gestores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia.
 
“Trabalhar com juventude é trabalhar com arte, com leitura e com esporte.

Mostra de Ciência, Tecnologia e Saúde integra escola e comunidade no bairro de Itapuã

Aprofundar os conteúdos pedagógicos abordados em sala de aula de uma forma lúdica é a proposta da 1ª Semana da Mostra de Ciências, Tecnologia e Saúde, protagonizada pelos estudantes do Colégio Estadual Rotary, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. As atividades, que começaram na terça-feira (3) e prosseguem com a culminância na sexta (6), agregam mostras de filmes, palestras sobre temas diversos, além de mostra de projetos de iniciação científica.