Cultura

Festival Indígena Kiriri movimenta a cidade de Banzaê

Arte, música, esporte e união. Essas foram as principais características do XIII Festival de Cultura Indígena Kiriri Aldeia Cajazeira, que aconteceu no município de Banzaê. O encontro reuniu mais de 300 pessoas, no sábado (20), e segue até domingo (21). O evento contou com o apoio da Prefeitura de Banzaê e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Mostra itinerante do Museu Geológico chega a Sapeaçu

Os 17,4 mil habitantes de Sapeaçu, no Recôncavo baiano, vão poder ver de perto e até tocar em rochas espaciais. Não, nenhum meteorito caiu na cidade recentemente. É que o município vai receber mais uma edição do programa Exposição Itinerante, do Museu Geológico da Bahia (MGB), de 23 a 25 de julho, das 8h às 21h, no Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo Jonival Lucas. A exposição “Riquezas Minerais da Bahia e os Fósseis do Estado”, uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Prefeitura local, tem entrada franca.

Samba, rock e forró integram mistura de ritmos no fim de semana do Pelô

Visando levar muita diversão e sorrisos de alegria dos baianos e turistas, a programação do Pelô traz muito samba, rock, forró, oficinas de capoeira e até homenagens ao Dia dos Avós. A programação cultural é apoiada pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

BTCA e Osba se reúnem no espetáculo 'A História do Soldado'

Depois de oito anos, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) voltam a realizar uma grande criação conjunta. “A História do Soldado”, da composição do russo Igor Stravinsky (1882-1971), a partir de texto do escritor suíço Charles-Ferdinand Ramuz (1878-1947), renasce do trabalho coletivo dos dois corpos artísticos da Bahia, numa releitura dramatúrgica que estreia em celebração ao primeiro aniversário da Nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA).

Convocatória aberta para 2ª edição do Concha Negra

A 2ª edição do Concha Negra está confirmada e vai apresentar, de novembro de 2019 a fevereiro de 2020, espetáculos que representam a riqueza da produção musical afro-baiana no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Podem participar produções musicais contemplando estilos como samba, reggae, afro, afoxé, hip hop, entre as outras diversas variações deste cenário.

Filme especial sobre 2 de Julho será exibido no Domingo no TCA

Nesta edição do Domingo no TCA, dia 14 de julho, às 11h, antes do elenco do espetáculo “Pele Negra, Máscaras Brancas” subir ao palco, o público mergulhará nas referências históricas da Bahia, durante a exibição do especial “Dois de Julho – Caminhos da Liberdade”. Com roteiro assinado por Mira Silva e Aldri Anunciação (dramaturgo responsável pela peça deste domingo), o programa traz contexto e detalhes curiosos sobre a Independência do Brasil, na Bahia, em 1823.

Representantes da cultura de estados do Nordeste discutem políticas e demandas do setor

A abertura do Fórum dos Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste aconteceu nesta quinta-feira (11), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Até esta sexta-feira (12), seis secretários e dirigentes de cultura da Região Nordeste estarão reunidos no local para discutir demandas e políticas de cultura voltadas aos seus estados. Participam do evento os representantes da Bahia, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Rio Grande do Norte e Alagoas.

Pelourinho recebe shows de samba, forró, afro e MPB

A programação do Centro Histórico mais uma vez está repleta de atrações que fortalecem a cena cultural baiana. Com shows de samba, forró, percussão afro e MPB, os largos prometem muita alegria. Os espaços ainda promovem oficinas de capoeira, workshop para modelos e feira de empreendedorismo. As atividades são apoiadas pela Secretaria de Cultura da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias.

Obras de requalificação do MAM são entregues com reabertura do cinema

A partir de agora, todas as áreas do Museu de Arte Moderna da Bahia estão abertas para receber o público. A entrega da obra de requalificação foi realizada na noite desta quinta-feira (11), pela secretária de Cultura do Estado, Arany Santana. O equipamento cultural do século XVI recebeu investimento de R$ 15 milhões do Governo do Estado.