Cultura

Espaço Xisto Bahia promove debate sobre profissionalização artística de pessoas com deficiência

O Espaço Xisto Bahia realiza o Dia C da Cultura Acessível para marcar a passagem do mês da acessibilidade e enfatizar o protagonismo das pessoas com deficiência na cena cultural baiana. O evento acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 10h, e terá em sua programação uma aula aberta com a participação de orquestra do Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, às 10h, e uma roda de conversa com o tema “A profissionalização artística das pessoas com deficiência no cenário cultural”, às 14h.

Osba realiza mais uma edição do Sarau Myriam Fraga - Osba no MAM

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) comemora 37 anos neste mês de setembro e dentro da programação de aniversário realiza, na quinta-feira (20), com sessões às 17h e às 19h, o Sarau Myriam Fraga - Osba no MAM, no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia. Com regência do maestro Carlos Prazeres, o repertório apresentado mescla músicas de concerto com músicas populares, com obras de compositores como Villa-Lobos, Toquinho, Guerra Peixe e o italiano Ennio Morricone.

Festival Literário Nacional é lançado em Cajazeiras

Quem foi ao Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras, na manhã deste sábado (14), teve uma amostra de como será o inédito Festival Literário Nacional (Flin), que acontece de 12 a 15 de novembro, no Ginásio Poliesportivo do bairro.  Com aulão e intervenções artísticas, a abertura do Pré-Flin foi uma prévia do evento que será realizado pelo Governo do Estado com o intuito de fortalecer e aproximar o público de assuntos que dialogam diretamente com a juventude.
 
Maior bairro populacional da América Latina com mais de 600 mil habitantes, C

Com patrocínio do FazCultura, Virada Sustentável lança edital 2019

O edital da 3ª edição do Festival Virada Sustentável foi lançado em Salvador na noite desta quarta-feira (11), no Teatro Vila Velha, no Passeio Público. O evento, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, vai reunir projetos culturais, artísticos, educacionais, sociais e ambientais que estejam relacionados com o desenvolvimento sustentável. Com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Programa FazCultura, o festival terá o tema “O Centro Pulsa - a vida em movimentos”, colocando o Centro Antigo da capital baiana em evidência.

Ocupação artística comemora aniversário do Centro de Cultura Amélio Amorim

A Ocupação Artística Jerimum Cultural vai comandar a comemoração dos 27 anos do Centro de Cultura Amélio Amorim, em Feira de Santana. O foyer e jardim do espaço cultural receberão uma extensa programação com lançamento de livro, oficinas criativas, apresentações da Cia Cuca de Teatro e shows de Roça Sound, Roberto Kuelho, Tambores Urbanos e DJ Lerry. O evento acontecerá no dia 14 de setembro, sábado, a partir das 10h e, para ter acesso, basta levar um quilo de alimento não perecível ou uma peça de roupa para doação a instituições filantrópicas.

Biblioteca Anísio Teixeira promove curso de Libras para ouvintes

A aula inicial do curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) promovido na manhã desta segunda-feira (9) pela Biblioteca Anísio Teixeira, no Pelourinho, levou as primeiras noções aos alunos, todos ouvintes, que se inscreveram em busca de capacitação para comunicação com surdos. A iniciativa faz parte do Projeto Leituras Acessíveis da Fundação Pedro Calmon (FPC) que, neste mês, promove através do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, ações alusivas ao dia 26 de setembro, quando se celebra o Dia Nacional do Surdo.