Cultura

FliPF transforma Praia do Forte em novo polo literário da Bahia

Um dos principais destinos turísticos da Bahia, a Praia do Forte se transformou em polo literário. Com programação para todas as idades e apoio do Governo do Estado, a Festa Literária Internacional da Praia do Forte (FliPF) promove mesas de discussão, música e lançamento de livros desta quinta-feira (2) até domingo (5). 
 
Segundo a curadora do evento, a escritora Alice Ruiz, todos os gêneros literários estão representados na FliPF. "A Praia do Forte tem um turismo muito ativo e também uma cultura local muito forte.

Mostra Cultura Indígena em Foco é apresentada no Pelourinho

Composta por workshops, palestras, rodas de conversa, artesanato e aulas de culinária, a exposição ‘Cultura Indígena em Foco’ leva a diversidade da arte indígena produzida na Bahia à mostra no Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), no Pelourinho, em Salvador. A exposição segue no espaço até esta terça-feira (30) e traz como convidados representantes dos municípios de Itabela, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus e de Coroa Vermelha, no Extremo Sul.

Cultura indígena é destaque no Centro Cultural Solar Ferrão

Em comemoração ao Dia do Indígena, celebrado em 19 de abril, a etnomusicóloga Emília Biancardi fará uma palestra nesta terça-feira (30), às 9h30, sobre a coleção de instrumentos musicais indígenas que compõem a sala 'O Som dos Esquecidos', parte da Coleção de Instrumentos Musicais Tradicionais Emília Biancardi. O evento faz parte da programação especial promovida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) para o evento 'Cultura Indígena em Foco', que acontece no período de 26 a 30 de abril, no Pelourinho.

Osba encerra trabalhos de abril interpretando sinfonias de Beethoven

A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) encerra os trabalhos do mês de abril com duas ações relacionadas ao 'Ciclo Beethoven'. Nesta quinta-feira (25), às 20h, promove mais um concerto pela sua Série Jorge Amado na Sala Principal do TCA com regência do maestro Erick Vasconcelos e solos do flautista Lucas Robatto. O destaque do repertório nesta apresentação será a 'Sinfonia nº 2' de L.V. Beethoven, marcando a 2ª edição de uma série de 9 apresentações em que a Osba interpreta todas as sinfonias do compositor alemão.

Biblioteca Infantil Monteiro Lobato celebra 69 anos com programação especial

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) abriga, durante esta terça-feira (23), uma programação especial para celebrar os 69 anos de história do equipamento, que fica no bairro de Nazaré em Salvador. Administrado pela Fundação Pedro Calmon (FPC), o espaço vai receber, até 16h, a visita de estudantes de diversas escolas da capital. Os 34 anos da Biblioteca de Extensão do Estado da Bahia (Bibex) também serão comemorados ao longo do dia.

Exposição de artista plástica carioca é aberta no MAM com visitação gratuita

Foi aberta na noite desta terça-feira (16), no Museu de Arte Moderna (MAM), na Avenida Contorno, a exposição ‘Adriana Varejão – Por uma retórica canibal”. No local estão reunidas 20 obras da artista plástica carioca que foram produzidas ao longo da sua carreira, mais precisamente entre 1992 e 2016. A mostra fica aberta à visitação gratuita até o dia 15 de junho, de terça a sábado, das 13h às 18h. A capital baiana foi escolhida para receber a estreia do projeto itinerante que seguirá para outras cidades do país.

Neojiba realiza quarto ano consecutivo de apresentações no TCA

"O Neojiba é fruto de um ideal de justiça social e nasceu da disposição e compromisso do Governo de oportunizar e apontar novos caminhos para jovens em situação de vulnerabilidade social. Nós acreditamos na arte enquanto agente transformador de vidas", disse o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, durante a estreia do 4º ano da série Neojiba no TCA, ocorrida na noite desta quarta-feira (10), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Creche no Nordeste de Amaralina recebe camerata da Osba

Mais uma creche escola, desta vez no Nordeste de Amaralina, recebeu o projeto Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Nesta quarta-feira (10), além das músicas, as crianças da creche Aprendendo com Jesus ouviram um pouco da história dos instrumentos. 
 
Compostas pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quarteto Novo e Quadro Solar, as cameratas se apresentam em diversos bairros de Salvador. No total, 16 apresentações gratuitas estão previstas em abril.

Bibliotecas estaduais promovem II Festival de Contação de História

As Bibliotecas Públicas da Bahia promoveram o II Festival de Contação de História nesta quarta-feira (10). O evento foi realizado na Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML), no bairro de Nazaré, em Salvador. Alunos de escolas públicas e particulares participaram das sessões e puderam ver uma exposição de livros de pano gratuitamente. A mostra fica em cartaz até o próximo dia 15. 
 
“Essa ação é do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, uma junção das seis bibliotecas físicas e uma virtual.