Trânsito

Detrans se reúnem em Brasília para lançamento do Maio Amarelo

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) participa, na próxima terça-feira (7), em Brasília, da abertura do 65° Encontro Nacional dos Detrans. Serão dois dias de debates sobre temas como as ações dos estados para melhorar os serviços de habilitação e veículos, inovações tecnológicas e operações de fiscalização para aumentar a segurança viária.

Micareta de Feira: Detran flagra motoristas com documentos falsos e dirigindo alcoolizados

Entre quinta (25) e sexta-feira (26), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) recolheu uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e um Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) falsos, que eram usados por condutores que iriam participar da Micareta de Feira de Santana, no centro norte baiano.

Detran monta esquema especial para liberação de veículos durante a Micareta de Feira

A Micareta de Feira de Santana, no centro norte baiano, será aberta na noite desta quinta-feira (25) e segue até domingo (28), período em que serão realizadas na cidade blitzes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Polícia Militar. Os veículos irregulares removidos das vias poderão ser retirados pelos proprietários, ainda durante a festa, no pátio localizado na região do Anel de Contorno.

Detran orienta que proprietário do veículo cadastre previamente o principal condutor

A lei federal 13.495 modificou o artigo 257 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da identificação e punição de motoristas infratores. Antes, o proprietário do veículo tinha como informar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) quem era o condutor no momento da infração, somente após receber a autuação pelos Correios. Com a mudança no código, o proprietário agora também pode cadastrar previamente o principal condutor, no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Detran troca experiências com instituições de trânsito e tecnologia do Rio Grande do Sul

Para trocar experiências sobre inovações tecnológicas, representantes do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb) visitaram, na segunda-feira (1º), em Porto Alegre, o Detran-RS e a Companhia de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul (Prosergs). Eles discutiram políticas públicas que estão modernizando os departamentos de trânsito no país.

Serviços online agilizam quitação de dívidas no Detran

Se você conseguiu driblar a crise econômica, quer zerar dívidas do carro ou da moto e ganhar tempo, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) oferece as condições. No portal de serviços do órgão e no aplicativo para celular, o Detran.BA Mobile, o cidadão pode consultar a situação financeira junto à autarquia, informando o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) ou do chassi.

Detran libera veículos removidos em blitz e fornece documentos durante o Carnaval

Quem perdeu a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode resolver o transtorno ainda durante o Carnaval. Se o carro foi removido em blitz, a solução está disponível também. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) funciona em regime especial para atender os foliões.
 
Os serviços são oferecidos na Central de Trânsito, na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, das 8h às 22h.

Escola de Trânsito do Detran capacita condutores de trios para carnaval

Circular no Carnaval de Salvador dirigindo um trio elétrico, que é montado sobre a prancha de uma carreta, com estrutura média de 18 metros de comprimento e peso entre 40 e 50 toneladas, não é tarefa para qualquer motorista. O condutor precisa ter a carteira de habilitação categoria E (veículos articulados) e o certificado de capacitação oferecido pela Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).