Segurança

Lesões corporais no Carnaval reduzem 7,7% nos três primeiros dias de festa

O número de ocorrências de lesões corporais nos circuitos do Carnaval de Salvador apresentou uma redução de 7,7% no acumulado dos três primeiros dias de festa. O dado foi apresentado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) durante balanço realizado no Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia, neste domingo (23). Foram 48 registros feitos este ano contra 52 em 2019.

Bombeiros intensificam prevenção para reduzir número de ocorrências no Carnaval

Faltam poucos dias para o Carnaval e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia já intensificou operações de prevenção visando minimizar acidentes e ocorrências durante a folia momesca. Uma dessas ações foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), em um local bem próximo de um dos circuitos mais movimentados da festa e um dos pontos que mais atraem turistas na capital, a Praia do Porto da Barra.

SSP leva aparato técnico e serviços à Exposegurança 2020

Até este sábado (8), viaturas, equipamentos e aparatos tecnológicos empregados no dia a dia das forças da Secretaria da Segurança Pública (SSP) estarão expostos no segundo piso do Shopping Salvador, na Avenida Tancredo Neves. O evento, que teve início na quinta-feira (6), ainda inclui atividades para o público infantil e palestras sobre como agir durante crises domésticas, como engasgamento de bebês, acidentes ou quedas.

Graer realiza sexta edição de encontro com operadores de drones

Profissionais que operam drones e interessados em atuar com o equipamento participam, nesta quinta-feira (6), do VI Encontro com Operações de Drones (ECOD), promovido pelo Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), em Salvador.

Mais de 23 mil policiais reforçam segurança em pontos turísticos

Conhecer ou revisitar os pontos turísticos mais famosos de toda a Bahia é o que busca a maioria dos turistas que desembarcam no estado durante a estação mais quente do ano. Visando reforçar a segurança nesses locais, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) implantou, desde o final de 2019, a Operação Verão 2020, que segue até o dia 29 de fevereiro.

Projeto Anjinhos da Praia ensina lições de primeiros socorros a crianças

Cerca de 80 crianças de 7 a 9 anos acordaram cedo nesta quinta-feira (30) para participar de mais um dia de atividades do Projeto Anjinhos da Praia. Em sua 3ª edição, a iniciativa é realizada na praia de Piatã, em Salvador, pelo Grupamento Marítimo (GMar) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) com o objetivo de formar multiplicadores que ajudem a reduzir o número de acidentes na praia. Além das lições de salvamento e primeiros-socorros, a criançada aprende também noções de cidadania, disciplina, meio ambiente, alimentação saudável, entre outros conteúdos.

Esquema de segurança definido para festejos de Iemanjá

Mais de mil profissionais da Segurança Pública atuarão na tradicional Lavagem de Iemanjá, que acontecerá neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. As equipes estarão distribuídas por todos os locais da festa e em pontos estratégicos (vias de acessos, pontos de ônibus e principais avenidas no entorno).

Cerca de 892 policiais militares atuarão no esquema de policiamento que inclui Portais de Abordagens, Bases Comunitárias de Segurança Móveis, postos elevados de observação e patrulhas.

DPT Realiza 1º Treinamento em Identificação de Vítimas de Desastres em Massa

Realizado no último sábado (25), pela equipe multidisciplinar do Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT), o primeiro treinamento de Identificação de Vítimas de Desastres (DVI). O protocolo foi elaborado em 2012, e visa a criação de normas que garantam um funcionamento eficiente das forças de segurança e defesa social em caso de desastre.

Polícia Civil treina agentes para atendimento pré-hospitalar em operações especiais

Durante uma operação, é possível que um policial sofra um ferimento por arma de fogo ou branca, entre outros artefatos. Pensando em garantir o socorro imediato e reduzir o número de mortes evitáveis enquanto o serviço hospitalar não chega, a Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil da Bahia está capacitando cerca de 60 profissionais, entre delegados, investigadores e escrivães. O treinamento é composto por parte teórica e prática e inclui também simulação de atendimento.