Meio Ambiente

Corpo de Bombeiros, Sema e Inema alinham estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais

Em reunião na segunda-feira (18), o secretário do Meio Ambiente, João Carlos Silva, e o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Francisco Telles, discutiram estratégias de prevenção e combate a incêndios florestais no estado da Bahia. Na segunda, bombeiros militares e brigadistas voluntários atuaram no combate em quatro frentes de incêndios, nos municípios de Porto Seguro - distrito de Itaporanga e de Sapirara; em Valença, na Serra do Abiá; e em Lençóis, na APA Marimbus-Iraquara. 

Programa Bahia Sem Fogo atua em incêndios florestais no interior do estado

A equipe do Programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, vem atuando em incêndios florestais nos últimos 15 dias em diferentes municípios do estado, com a ação de combate realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Cbmba). O programa é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema).

Ação da Sema reúne voluntários para coletar lixo na praia da Boa Viagem

Adson Bahia, 36 anos, veio de Massaranduba para participar da campanha 'O mar não está para plástico', na praia da Boa Viagem, em Salvador, no último sábado (16). Ele ficou sabendo da ação por meio de sites de notícias, e juntou-se à equipe da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado (Sema) e da ong Rede Vida Mar Vivo para realizar a coleta de resíduos sólidos. Em 60 minutos de atividade, os 37 voluntários coletaram 5.817 itens, percorrendo três mil metros quadrados de praia.

Ação em praias de Salvador conscientiza banhistas sobre descarte de lixo

Com o tema “O Mar Não Está Para Plástico”, voluntários se uniram neste sábado (10) para participar de uma ação de coleta de resíduos sólidos nas praias de Piatã e Itapuã, em Salvador. O objetivo é despertar nos banhistas e comerciantes a conscientização sobre o cuidado com o ambiente marinho. A iniciativa é resultado de pareceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a ONG Rede Viva Mar Vivo.

Inema cria app que indica qualidade das águas das praias baianas

No verão, o litoral baiano recebe uma grande quantidade de banhistas. No calor, baianos e turistas aproveitam as altas temperaturas para curtiram as praias do estado. Pensando nisso, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) desenvolveram o aplicativo ‘Vai dar Praia’, que fornece informações sobre os locais próprios e impróprios para banho em todas as regiões da Bahia. 
 
“Nosso objetivo é informar e garantir a segurança das pessoas, porque a qualidade das águas é uma questão de saúde.

Ciranda Ambiental leva orientações para agricultores familiares na 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar

Entre os dias 26 e 30 de novembro, integrando a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Febafes) no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (Peas), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) oferecem um ciclo de oficinas para discussão com o público sobre programas e políticas públicas desenvolvidas pelas instituições. A Ciranda Ambiental acontecerá sempre às 16h, no stand da Sema/Inema.

Corpo de Bombeiros forma brigadistas em mais de 40 cidades baianas

Cerca de 1,2 mil brigadistas de combate a incêndio florestal estão sendo formados até setembro pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e Defesa Civil da Bahia, por meio do programa Bahia Sem Fogo. Os cursos são realizados em mais de 40 cidades baianas e tem duração de uma semana.
 
“A corporação tem uma preocupação com a capacitação não apenas da tropa, mas dos cidadãos civis.