Meio Ambiente

Rui assina decretos e acordos para fortalecimento da gestão ambiental

No Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5), o governador Rui Costa assinou uma série de atos para o fortalecimento da gestão ambiental na Bahia. Durante solenidade realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, foram assinados nove documentos, entre decretos, acordos de cooperação e contratos.

Comunidade abraça Lagoa do Abaeté em comemoração do Dia do Meio Ambiente

A Lagoa do Abaeté recebeu um abraço simbólico na manhã desta quarta-feira (5), quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, organizada pelo Fórum Permanente de Itapuã (FPI), teve como objetivo chamar a atenção para a defesa e preservação do Parque Metropolitano do Abaeté, histórico santuário ambiental do bairro e da capital baiana. 
 
Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, destacou que a participação da sociedade é imprescindível para a preservação dos espaços de reserva em áreas urbanas.

Sema e Inema apresentam avanços das pastas na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (3), pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), João Carlos Oliveira, e a diretora-geral do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Márcia Telles, com o evento Diálogos sobre Meio Ambiente, Saúde e Qualidade do Ar: Avanços da Agenda 2030, realizado, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

Sema e Educação discutem ações para Semana do Meio Ambiente

Para marcar o Dia Nacional da Educação Ambiental, celebrado no dia 3 de junho, e o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais da Educação (Sec) e do Meio Ambiente (Sema), promoverá uma extensa programação entre os dias 3 e 7 de junho na chamada Semana do Meio Ambiente. O assunto foi pauta do encontro realizado nesta quinta-feira (30), entre os secretários Jerônimo Rodrigues, da Educação, e João Carlos Oliveira, do Meio Ambiente.

Seminário discute programa de dessalinização da água que beneficia o semiárido

As técnicas que envolvem o processo de retirada de sais da água estão sendo discutidas durante a terceira edição do Seminário Internacional da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso da água (Aladyr). O evento tem apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e segue até quinta-feira (23), em Salvador. Na Bahia, a dessalinização é a forma encontrada para oferecer água de qualidade à população que vive no semiárido, por meio do Programa Água Doce.

Governo promove IV Encontro Estadual do Programa Água Doce

O IV Encontro Estadual do Programa Água Doce (PAD) está sendo realizado desde segunda-feira (20) no Grand Hotel Stella Mares, em Salvador, com a participação de mais de 100 pessoas, entre coordenadores e gestores nacionais e locais do PAD, representantes de empresas, instituições parceiras e das comunidades atendidas, além de prefeitos e secretários municipais de Saúde e Educação de diversos municípios baianos. O evento segue até esta terça (21).

Bahia e Tocantins discutem melhorias na análise do Cadastro Ambiental Rural

As secretarias de Meio Ambiente e órgãos ambientais da Bahia e Tocantins e organizações parceiras do projeto Parceria para o Bom Desenvolvimento, construíram coletivamente propostas para o aprimoramento do Cadastro Ambiental Rural - CAR, após o I Workshop de Apoio a Análise do CAR, realizado entre os dias 24 e 26, em Salvador. O documento propõe melhorias nos procedimentos de análise adotados pelos órgãos ambientais.

Colégio Militar da Ribeira adere à campanha ‘O mar não está para plástico’

Lixos de diversos materiais e todos os tamanhos foram retirados da praia do Bogary, na Ribeira, por alunos do Colégio da Polícia Militar da Ribeira, nesta sexta-feira (22), durante a ação coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e a ONG Rede Mar, em comemoração ao Dia Mundial da Água. ‘O Mar não está para plástico’ é o tema da campanha, iniciada em fevereiro e que já contou com a participação de mais de 150 voluntários.