15/04/2019 - 19:11

VSBA entregam nova sede da creche Divino Companheiro em Pirajá

As Voluntárias Sociais da Bahia entregaram, na tarde desta segunda-feira (15), a nova sede da Creche Divino Companheiro, que funciona no bairro de Pirajá, em Salvador. A casa onde a instituição funcionava, na Rua 8 de novembro, foi demolida e totalmente reconstruída, passando a oferecer salas de aula mais amplas e iluminadas, banheiros melhor adequados, nova cozinha e toda a estrutura necessária para atender melhor cem crianças de 1 a 5 anos, que frequentam a cheche e a educação infantil. A obra, no valor de R$350 mil, foi realizada através do Programa Mais Infância, que auxilia creches comunitárias da capital e recebeu ajuda de parceiros.

“Estamos muito felizes porque a gente desenhou esse projeto desde o começo. Eu queria muito ajudar as creches comunitárias de Salvador, não só com reformas, mas com estrutura de ensino pedagógico e a gente está conseguindo. Claro que ninguém faz nada sozinho. Tudo isso aqui foi construído com a ajuda de um Grupo de Mulheres Solidárias, que eu faço parte. A gente faz os eventos, elas vendem os ingressos, junta caridade, solidariedade e acaba saindo isso aqui”, declarou durante a inauguração a presidente das VSBA e primeira-dama do estado, Aline Peixoto, sobre os eventos realizados no Palácio da Aclamação para levantar fundos para os projetos.

As obras começaram há quatro meses e a instituição foi escolhida através de um sorteio. A antiga casa já não oferecia conforto e segurança a alunos e funcionários da creche, tudo precisava melhorar e o que parecia um sonho distante virou realidade. “Hoje a gente pode ver um ambiente totalmente diferente do que era antes. Antigamente, pingava, molhava tudo [quando chovia]. Era cadeira deformada, colchão estragado, várias coisas que precisavam de mudança. Estou muito satisfeita e feliz”, comemorou a vice-diretora da creche, Sulamita Borges.

A estrutura agora conta com nova fachada, cozinha com novos aparelhos e despensa, sanitários e banheiros infantis adequados, sanitário para adultos, salas de aula mais amplas e iluminadas, espaço e móveis para a secretaria e novas mesas e cadeiras para as crianças. “Essa obra foi muito específica. Fizemos estudo de ventilação porque fazia muito calor aqui, era muito desconfortável, teve estudo de iluminação, colocamos piso de alta resistência, tudo de qualidade para atender melhor as crianças”, explicou o diretor de obras da PJ Construções Pedro Junior, empresa responsável pela construção da creche e uma das principais parceiras da VSBA no projeto.

Além da entrega do espaço, as VSBA também fizeram a distribuição de mochilas e material didático para os alunos da Divino Companheiro, além de alimentos perecíveis e não perecíveis para a entidade. As atividades pedagógicas serão retomadas na nova sede a partir desta terça-feira (16).


Repórter: Lina Magali