03/05/2019 - 09:44

VSBA abrem inscrições de voluntários para ala pediátrica do HGRS

Em busca de voluntários para ajudar as crianças da Ala Pediátrica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) abriram, nesta sexta-feira (3), as inscrições do projeto ‘Meu Coração é do Bem’. Os interessados devem preencher o cadastro no site das VSBA. As inscrições seguem abertas até a formação de uma equipe de voluntários que atenda as atividades propostas.
 
Idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, o projeto será executado, posteriormente, em outras instituições pelo estado. “Começar pela Ala Pediátrica do Roberto Santos deve contribuir para uma maior sensibilização dos voluntários por se tratar de uma iniciativa desafiadora e inspiradora, que vai levar amor e acolhimento para essas crianças e também para os pais, contribuindo, de forma lúdica, para o tratamento desses pacientes”, explica a coordenadora da iniciativa, Leila Colangeli. 
 
Nessa primeira ação, o 'Meu Coração é do Bem' busca voluntários que tenham acima de 18 anos, com interesse em atividades de arte, música, contação de histórias, acolhimento, brinquedoteca e cuidados de higiene e beleza. O termo de adesão, assinado pelo voluntário, seguirá a Lei do Voluntariado (Lei 9.608/98). Leila lembra que “essa pessoa não pode desenvolver atividades na área de saúde, pois a intenção do projeto não é interferir nos procedimentos e nas partes médica e clínica do hospital e, sim, contribuir para a humanização do ambiente hospitalar”.
 
As ações do 'Meu Coração é do Bem' no Roberto Santos serão iniciadas após a adesão de, pelo menos, 30 voluntários. Os candidatos vão participar de dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. A partir da análise dos perfis, será criado um planejamento mensal de atividades para a Ala Pediátrica. Uma vez selecionadas, as pessoas vão cumprir uma carga horária mínima de seis horas semanais, seguindo os valores do hospital e também do projeto. Ao concluir as atividades no período determinado pelo termo de adesão, o voluntário receberá um certificado de participação.
 
Repórter: Renata Preza