04/06/2019 - 14:54

Setur incentiva empreendedorismo na Baía de Todos-os-Santos

Teve início nesta terça-feira (4), no município de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o primeiro de uma série de quatro seminários que têm por objetivo estimular e orientar empreendedores do turismo náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos sobre a importância e vantagens da formalização da atividade.

Promovido pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur-BA), com execução do Sebrae, os seminários inserem-se nas ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Bahia), destinado aos municípios da BTS.

A meta é auxiliar os empreendedores, de forma prática, no processo de formalização de seus respectivos negócios.  As palestras incluem temas como a importância do Cadastur, vantagens e benefícios do MEI (Microempreendedor Individual) e as principais linhas de crédito para o MEI. Há também um espaço, com profissionais capacitados e equipados, para executar o processo de formalização no evento.

“Procuramos esclarecer os empreendedores que, com a formalização do negócio, ele pode obter benefícios como oportunidades de divulgação, aposentadoria, salário-maternidade e auxílio turista, dentre outros”, explicou Marília Falcão, consultora do Sebrae e responsável pela palestra 'Formalização – Vantagens e Benefícios'.

A coordenadora de Turismo do Sebrae, Hirlene Pereira, destacou que “a formalização do empreendedor contribui para o desenvolvimento turístico do próprio município, que pode entrar ou se manter no Mapa do Turismo ou atrair recursos para suas atividades no setor”.

Os Seminários de Incentivo à Formalização de Negócios Turísticos são realizados durante quatro dias, com palestras pela manhã e formalização dos participantes no período da tarde.  Entre o público-alvo foram consideradas as Atividades Características do Turismo (ACTs), como alojamento, alimentação, transporte, auxiliares de transporte, agências de viagem, aluguel de transporte, cultura e lazer.

Cronograma

Os representantes dos 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos são agrupados por região em cada seminário. O evento inaugural, no auditório da Biblioteca Municipal de Madre de Deus, foi dirigido também aos participantes de São Francisco do Conde e Candeias.

O cronograma segue no dia 11, no auditório da Biblioteca Municipal de Vera Cruz (com representantes também de Itaparica, Salinas da Margarida, Nazaré, Jaguaripe, Aratuípe e Muniz Ferreira); dia 18, no auditório do Sebrae, em Salvador (abrangendo Simões Filho); e dia 5 de julho, na Fundação Hansen Bahia, em Cachoeira (incluindo São Félix, Santo Amaro, Maragojipe, Saubara e Muritiba).

Fonte: Ascom/Setur