30/04/2019 - 18:44

Setur discute ações para incrementar fluxo de visitantes na Estrada do Chocolate

Com o objetivo de incrementar o fluxo de visitantes na Estrada do Chocolate, no sul da Bahia, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) reuniu o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, e representantes da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) nesta terça-feira (30). Ao secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, e ao subsecretário Benedito Braga o grupo apresentou um diagnóstico das etapas do projeto da estrada, executado a partir da colaboração entre o público e o privado.
 
“O fortalecimento e a consolidação da Estrada do Chocolate como primeira rota temática da Bahia têm todo o apoio da Secretaria do Turismo e dos órgãos do Governo do Estado envolvidos nesse projeto”, reafirmou Fausto Franco.
 
Construída no trecho da BA-262 que liga Ilhéus a Uruçuca, a Estrada do Chocolate permite ao turista conhecer, em visitas guiadas a fazendas, todo o processo de produção e fabricação do chocolate, do plantio do cacau à produção e consumo do bombom. “A estrada possui grande potencial turístico, mas faltam detalhes como internet, segurança e infraestrutura, para, então, trabalharmos em sua promoção”, disse Mário Alexandre.
 
Foto: Setur
A reunião ocorreu na sede da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), em Salvador
(Foto: Setur)
 
A equipe do prefeito vai elaborar um plano de ação para análise técnica da Superintendência de Investimentos (Suinvest) da Setur, com vistas à elaboração conjunta de um projeto executivo que atenda às principais demandas. Além da Setur, o projeto envolve secretarias estaduais como a de Desenvolvimento Rural (SDR), de Cultura (Secult), de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan).
 
Para Benedito Braga, o investimento em estradas temáticas é uma alternativa importante para o fomento da atividade turística no estado. Também participaram da reunião, realizada na sede da Setur, em Salvador, o secretário de Turismo de Ilhéus, Fábio Júnior; a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Giulliana Brito; e o técnico da Suinvest, Marcos Miranda.
 
Fonte: Ascom/Setur