07/06/2019 - 18:57

Setur abre licitação para obras de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos

O aviso de licitação pública nacional para obras civis de infraestrutura náutica na Baía de Todos-os-Santos será publicado no Diário Oficial da Bahia (DOE) deste fim de semana. Estão previstas obras de reforma e requalificação em Botelho (Ilha de Maré), Itaparica (Ilha de Itaparica), Solar do Unhão (Salvador) e Museu do Recôncavo Wanderley Pinho (Candeias), todas no âmbito do Prodetur Nacional Bahia, executado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur). 
 
Com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as intervenções integram o primeiro lote do projeto. O investimento estimado nesta fase é de R$ 18 milhões. Ao mesmo tempo, transcorre outra licitação — lançada em maio — para a requalificação e ampliação da Marina da Penha, no bairro da Ribeira, com prazo até 19 de junho.
 
Para o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, o aviso da segunda licitação representa um importante avanço para a consolidação do Prodetur. “É um programa complexo e de grande relevância para o incremento turístico dos municípios da Baía de Todos-os-Santos, com reflexo direto na economia dessas comunidades”, afirma.
 
Segundo o subsecretário do Turismo, Benedito Braga, as obras promoverão melhorias substanciais nos terminais hidroviários, contribuindo para o conforto e segurança dos usuários. “No município de Itaparica, por exemplo, serão feitas a reforma e recuperação da marina, com requalificação e ampliação no número de vagas secas e molhadas”, explica. As obras incluem ainda requalificação de restaurantes e instalação de um novo posto de combustível nas imediações da base náutica de Itaparica.
 
Em Botelho, o projeto prevê a reforma e a recuperação do terminal turístico e a requalificação urbanística e paisagística de seu entorno. No município de Candeias, será reformado o atracadouro da área do Museu Wanderley Pinho — a requalificação do equipamento cultural também será contemplada em etapa posterior do programa.
 
Já o Solar do Unhão, estrutura que abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), na Avenida Contorno, em Salvador, terá o atracadouro reconstruído e o antigo restaurante, instalado no subsolo, será reformado.
 
No total, o Prodetur prevê a realização de uma série de 13 intervenções de infraestrutura náutica em nove municípios do entorno da BTS. O programa implementará também ações sociais e de promoção do turismo náutico-cultural. Os interessados em participar da licitação do lote 1 têm prazo até 11 de julho.
 
Fonte: Ascom/Setur