26/03/2020 - 15:58

SEI lança projeto colaborativo voltado para logística de transporte

A Superintendência de Estudos Econômicos Sociais da Bahia (SEI) lançou, nesta quinta-feira (26), um novo projeto de estudos colaborativos com o tema 'Logística de Transportes', por meio da plataforma virtual SEIColab. A plataforma apresenta conteúdos preliminares e estimulantes para a geração de debates sobre o panorama da logística de transportes na Bahia e as suas possíveis relações com o desenvolvimento da infraestrutura global. 
 
Dentro do novo contexto de expansão da economia chinesa e a sua gigante iniciativa de realização de investimentos externos nessa área por todo o mundo (Projeto Nova Rota da Seda), os conteúdos disponíveis na página buscam compreender de que maneira esse panorama pode oferecer novas ideias e perspectivas para o desenvolvimento da infraestrutura baiana.
 
Para o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, “a plataforma apresenta conteúdos relevantes para levantar reflexões que estimulem debates sobre o panorama da logística de transportes e sua importância para o desenvolvimento do estado baiano”.
 
Painéis temáticos
 
Os conteúdos da nova plataforma estão divididos em quatro painéis temáticos. O primeiro deles é o Painel Cargas, o qual apresenta o panorama atual dos principais fluxos de mercadorias transportadas na Bahia, contribuindo para compreender seus principais trajetos percorridos e portos mais demandados.
 
O segundo é o Painel de Infraestrutura de Transportes, que traz reflexões sobre a configuração da infraestrutura no estado, seus gargalos, possibilidades e necessidades de intervenções. Outro painel disponível é o que corresponde ao Projeto Nova Rota da Seda, o qual reúne informações acerca da nova iniciativa de investimentos chineses pelo mundo na área de infraestrutura e seus possíveis impactos no Brasil e na Bahia. Tal projeto tem sido visto como a maior iniciativa de investimento estrangeiro em infraestrutura na contemporaneidade.
 
Por fim, o painel Políticas Setoriais apresenta informações sobre o planejamento público, além de diretrizes e referências internacionais para analisar a logística na Bahia, com ênfase em investimentos previstos e potenciais.
 
Contribuições
 
“Construído de forma compartilhada com diversos parceiros estratégicos e conhecedores sobre o tema, o projeto convida a todos para participar dos processos de discussão, oferecendo colaborações de conteúdos e opiniões para o debate da temática”, destaca a diretora-geral da SEI, Jorgete Costa. 
 
O diretor de Estudos da SEI e coordenador do projeto, Edgard Porto, explica que “todas as pessoas estão convidadas a participar para contribuir nas reflexões e promover uma maior participação da sociedade civil na construção do raciocínio de um tema tão relevante para o desenvolvimento econômico e social do estado da Bahia”. Todas as informações do projeto estarão disponíveis no site da SEI
 
Fonte: Ascom/SEI