03/05/2019 - 09:52

Secretaria da Educação do Estado e Movimentos Estudantis dialogam sobre políticas para a juventude

A Secretaria da Educação do Estado promoveu um encontro com representantes de movimentos estudantis, nesta quinta-feira (2), na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O objetivo foi dialogar com os estudantes, ouvir suas demandas e apresentar projetos e políticas para a juventude, que estão sendo desenvolvidas na Educação Básica e no Ensino Superior. Os estudantes foram recebidos pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.

 

O secretário falou sobre o protagonismo estudantil e a importância deste diálogo para a educação. “Os estudantes têm o direito e a autonomia para se organizarem com o objetivo de pleitear questões que considerem fundamentais. Isso também nos ajuda em nossa estratégia de trabalhar essas demandas e torná-las ações que proporcionem uma melhoria concreta da infraestrutura e do ensino das escolas. Também queremos que estes movimentos sejam fortalecidos com a premissa de pensarem e agirem em prol da educação. Iniciamos esse primeiro contato e vamos manter, a partir de agora, uma agenda de discussão”, declarou.

 

Para Débora Nepomuceno, vice-presidente nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o encontro foi bastante produtivo. “Achei muito interessante e construtivo, até porque a conjuntura do nosso país mostra um quadro de vários retrocessos, principalmente quando o assunto é educação. Fico feliz de saber que a Secretaria da Educação do Estado está disposta a uma parceria para que possamos construir escolas públicas de qualidade para todos nós”, disse.

 

Já Tiago Ramos, vice-presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), contou sobre o primeiro contato com a nova gestão da Secretaria da Educação do Estado. “Para gente é muito importante porque vimos que temos um secretário que vai escutar e dialogar com os movimentos estudantis. Isso é importante também porque dentro das escolas a democracia vai ser respeitada, como foi aqui nesta reunião. Saímos muito felizes porque tivemos respostas boas e estamos à disposição para contribuir para desenvolver uma escola pública de qualidade junto a esta gestão”, afirmou.


 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado