19/11/2018 - 07:24

Programa Corra pro Abraço certifica 160 jovens em cursos profissionalizantes em Itinga

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia (SJDHDS), realiza às 17h da quarta-feira (21) no Colégio Municipal Dois de Julho, em Itinga, Lauro de Freitas, a certificação de 160 jovens participantes de cursos profissionalizantes promovidos pela iniciativa nas áreas de auxiliar administrativo, maquiagem, manicure e técnico de vendas. O momento contará com apresentação cultural do grupo Legião Itinga, que trabalha a lógica do teatro do oprimido e conta com jovens residentes da comunidade.

Para Valnei Roberto, presidente da COMVIDA (Comunidade Cidadania e Vida), organização responsável pela gestão da iniciativa estadual, os cursos profissionalizantes surgem de forma complementar as ações de arte-educação e desenvolvimento de habilidades para a vida feitas durante a execução do convênio do Corra pro Abraço Juventude nos últimos dois anos. “A qualificação vem como incentivo para os jovens de Itinga. Tanto que, ao final, todos receberão kits com material das suas respectivas áreas de estudo e os encaminharemos ao Sine Bahia, para que tenham oportunidade de emprego e possam participar de outros cursos oferecidos pelo Governo do Estado”, destaca.

Valnei enfatizou ainda a importância da intensa participação da equipe do Corra Pro Abraço nas ações desenvolvidas com jovens e o estreitamento obtido com a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e a Base Comunitária de Segurança (BCS) do território, e o estabelecimento de diálogos, vínculos e fortalecimento da comunidade de Itinga (lideranças, população, sociedade civil). “Será um fechamento com chave de ouro para estes dois anos de atividades”, pontuou.

A ação ocorre ainda em alusão ao 20 de novembro, 'Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra', em referência ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. Ele foi um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. A maioria do público atendido pelo Programa Corra pro Abraço, mais de 90%, é constituído por pessoas negras em situação de vulnerabilidade social.

O Corra pro Abraço é um programa que vem experimentando metodologias exitosas de trabalho junto com os jovens de bairros populares de Salvador e Lauro de Freitas e que vivem sob risco social, do processo de trabalho emergem talentos e senso de comunidade para o enfrentamento a violência que acomete a maioria de jovens negros dessas localidades. Para Trícia Calmon, coordena geral do programa, "as respostas desses jovens aos estímulos das equipes é de uma qualidade que nos faz crer que a periferia não é o problema, mas parte da solução". Ela finaliza destacando que "investir com educação e arte-cultura e promover oportunidades é o melhor caminho para manter a juventude negra viva e as comunidades orgulhosas". Informações em: (71) 3493-3004 / (71)99207-675/ (71) 8801-5778


Fonte: Ascom/ Corra pro Abraço