10/09/2019 - 22:02

Pierre Lévy leva reflexão sobre o sentido da vida para o TCA

O palco principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, recebeu um dos principais filósofos da contemporaneidade, o francês Pierre Lévy, na noite desta terça-feira (10), para uma reflexão sobre 'Qual o sentido de buscar um sentido?'. Professor de Inteligência Coletiva na Universidade de Ottawa e internacionalmente conhecido pelos escritos sobre tecnologias da inteligência, Lévy se apresentou como convidado do Fronteiras do Pensamento, evento que discute assuntos atuais da sociedade e expectativas quanto ao futuro. 
 
O filósofo tratou da mutação da comunicação digital e do alto percentual de pessoas conectadas à internet em todo o mundo. Segundo ele, cerca de 60% da população mundial está conectada. Em relação ao tema da palestra, Lévy comentou que “saber se a evolução da história humana tem um sentido é uma enorme questão, debatida há séculos pelos filósofos. O que está muito na moda nos círculos pós-modernos é dizer que a história humana não tem sentido ou que ela tem tantos sentidos possíveis que não é realmente importante determinar qual é".  
 
Com patrocínio da Braskem e do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), o Fronteiras do Pensamento é realizado em Salvador desde 2008. Desde então, a Bahia se consolidou como um dos três eixos principais do ciclo de conferências no país.
 
A diretora de fomento da Superintendência de Promoção da Cultura (Suprocult), Carol Almeida, ressaltou que este "é um projeto super importante para o Fazcultura, porque mostra o potência de alcance e abrangência nas áreas diversas, segmentos e linguagens da cultura que podem ser patrocinados pelo mecanismo de fomento. Além disso, configura uma parceria importante com a iniciativa privada para o financiamento e sustentabilidade do Fronteiras do Pensamento”. 
 
A terceira e última edição deste ano do Fronteiras do Pensamento será realizada no dia 1º de outubro, em formato diferente das demais. Na ocasião, as escritoras Djamila Ribeiro e Lília Schwarcz vão participar de um debate no palco principal do TCA.
 
Repórter: Jairo Gonçalves