08/06/2020 - 17:56

Namorados têm no Preço da Hora Bahia um aliado na hora de presentear

Dia dos Namorados chegando e até agora não foi possível providenciar o presente, ainda mais em tempos de restrições impostas pela pandemia? A dica é recorrer ao novo aplicativo Preço da Hora Bahia, que permite fazer a pesquisa de preços dos produtos sem sair de casa, mostra o contato da loja e, se for o caso, a rota para se chegar ao endereço. Com 215 mil usuários em toda a Bahia, o app lançado em abril toma por base as informações das notas fiscais eletrônicas encaminhadas pelas empresas à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
 
O aplicativo é recomendado por quem entende do assunto: o Procon-BA, que todos os anos deflagra nesta época a Operação Afrodite, voltada para a fiscalização dos preços dos produtos mais procurados pelos consumidores em busca de presentes para o seu par. “É a melhor opção para quem está fazendo compras de última hora”, afirma o superintendente do órgão, Filipe Vieira. 
 
O superintendente acrescenta que o Preço da Hora Bahia é complementar ao aplicativo Procon BA Mobile, o aplicativo do órgão de fiscalização para o registro de denúncias sobre preços abusivos. “Antes de comprar, a melhor sugestão é buscar as melhores opções com a ajuda do Preço da Hora Bahia. Para quem já comprou, caso haja algum problema, é só recorrer ao nosso aplicativo”, orienta.
 
A dica é aprovada por quem já descobriu o Preço da Hora Bahia. A advogada Maria Célia Fonseca explica que escolheu o presente do marido e depois foi ao aplicativo fazer a comparação de preços. Ela conseguiu achar o que queria em poucos minutos. "O app é muito fácil de usar. Rapidamente achei o que queria e pude comparar, na tela do meu celular, os preços de vários estabelecimentos. Consegui economizar bastante. Acredito que, quando essa pandemia passar, o Preço da Hora Bahia será ainda mais utilizado, com todo o comércio funcionando normalmente", destaca. 
 
Funcionalidades
 
Os preços são pesquisados com auxílio da geolocalização, em um raio definido pelo usuário, que pode variar entre um e 30 quilômetros de distância. Entre as funcionalidades do aplicativo estão ainda um mapa que aponta os três estabelecimentos com os preços mais baixos na região delimitada pelo usuário, um gráfico com o histórico de preços do produto e a possibilidade de cotar rapidamente uma lista de até 40 itens, obtendo os cinco melhores preços na cidade.
 
O diretor de Produção de Informações da Sefaz-BA, Jadson Bitencourt, esclarece que os preços são obtidos a partir das informações de notas já emitidas e que o estabelecimento não é obrigado a garantir um preço que tenha sido praticado em promoção ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, promoções-relâmpago, entre outras.
 
“O Preço da Hora Bahia exibe o preço praticado e o eventual desconto concedido. Por esta razão, principalmente quando encontrar preços muito menores que os de costume, o consumidor deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal”, explica o diretor. 
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz)