10/05/2018 - 14:20

Mutirão Social leva mais cidadania para centenas de moradores de Paripe

Os moradores de Paripe ganharam nesta quinta-feira (10) a oportunidade de emitir, gratuitamente, documentos importantes, como segunda via de RG, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento, entre outros. A ação integra o Mutirão Social do Pacto Pela Vida, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Primeiro a chegar na fila, Adilson Santos, morador da região, aproveitou o Mutirão Social para fazer a segunda via do RG, já que a anterior estava desgastada. "Essa é a primeira vez que eu vejo uma ação assim aqui na região e acho que é importante demais. Para tirar um RG, nós teríamos que nos deslocar até Periperi ou o Comércio, e a possibilidade de fazer perto de casa, gratuitamente, ajuda muito", afirmou.

Os moradores que passaram pelo local puderam, além de emitir novos RG's e Carteiras de Trabalho, fazer segunda via de Certidão de Nascimento e Casamento; denunciar e fazer reclamações no Procon; receber orientação sobre o Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência; cadastro no Programa ID Jovem, que garante meia entrada para jovens; e receber atendimento e orientações jurídicas da Defensoria Pública e do Ministério Público.

Para o secretário Cezar Lisboa, que visitou o Mutirão Social pela amanhã, a ação é de extrema importância para as comunidades mais vulneráveis de Salvador. "Dentro do trabalho do Pacto Pela Vida, o Mutirão Social cumpre um papel fundamental que é levar o Estado para próximo do cidadão, garantindo mais dignidade e cidadania", pontuou.

O Mutirão Social é um esforço conjunto da SJDHDS com outras secretárias estaduais, como SSP, Saeb, Setre SEC; além das instituições do Sistema de Justiça, a exemplo do Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Ministério Público.


Fonte: Ascom/ SJDHDS