31/10/2018 - 17:16

Igreja é restaurada e ruas passam por requalificação no Tororó

O Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), chegou ao Tororó. A requalificação de 23 vias do bairro faz parte do lote 3, que contempla um total de 117 ruas de sete locais da cidade, incluindo Saúde, Santo Antônio Além do Carmo, Barris, Barbalho, Liberdade e Nazaré.  
 
“Essa etapa [lote 3] tem um investimento de R$ 26 milhões. É um projeto de acessibilidade nas calçadas e requalificação das pavimentações que envolve toda a região do Centro Antigo de Salvador”, explica o superintendente de obras da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Rogério Machado. 
 
A ação restaurou também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Tororó. Construído em 1871, o prédio histórico teve toda a parte externa recuperada, incluindo a construção de uma escada frontal com guarda-corpo em balaustrada, além da recolocação do Cruzeiro, pintura da fachada e iluminação.
 
“Eu fiquei muito feliz com a restauração do Cruzeiro, símbolo da fé cristã, que estava caído, mas que foi restaurado, iluminado e deu uma visibilidade muito melhor para o bairro. Depois, as escadarias foram totalmente reconstruídas e ocorreu a restauração da pintura. Essa igreja bonita, em um bairro histórico e tradicional, que tem uma história tão grande em nossa cidade, precisava também ser embelezada”, afirma o padre Jorge Costa, pároco na igreja. 
 
Executado em etapas, em diferentes pontos da localidade, com o objetivo de facilitar o trânsito e a circulação de pedestres, o Projeto Pelas Ruas envolve a pavimentação de mais de 300 vias e a requalificação de calçadas. O investimento total é de R$ 124 milhões.
 
Repórter: Lina Magalí