08/06/2018 - 11:14

Grupos fidelizados à Hemoba iniciam comemorações do Dia Mundial do Doador de Sangue

Neste sábado (9), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) abre as portas para receber vários grupos parceiros da instituição em homenagem antecipada ao 14 de junho, dia dedicado internacionalmente ao Doador de Sangue. O Conselho Jedi, Império Comando Bahia (ICBA) e o Novo Império 501st Legion (clubes de fãs da saga Star Wars), Magic Zoo (fã clube do Harry Potter), Chicleteiro Sangue Bom, Grupo Escalada, Embaixada São Paulinos (torcedores do São Paulo), Turma Tricolor (torcedores do Bahia), GEAH (estudantes da Unifacs) farão uma verdadeira festa de irreverência e solidariedade no Hemocentro Coordenador, localizado na Ladeira do HGE, das 7h30 às 12h30.

 
Para doar
 

Os candidatos devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Atenção: Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a gripe ficam inaptos por 48 horas, a contar da data da vacinação.

Campanha Hemoba

Em função do período de festas juninas e do início da Copa do Mundo da FIFA 2018TM, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) lança a campanha ‘Doadores Hemoba – Façam parte da nossa seleção`. O objetivo da campanha é escalar os doadores para reestabelecer os estoques de sangue da Fundação e garantir o atendimento regular das ocorrências comuns durante este período.

O mês de junho reúne diversos fatores que aumentam a preocupação com os estoques de sangue da Hemoba. Festejos típicos de São João, cultura de fogos de artifício e, por fim, o início do Mundial de Futebol, são elementos que geram eventos e intensa movimentação nas cidades e nas rodovias do estado. Como consequência, é esperado um possível aumento de registros de acidentes automobilísticos e com queimados, endossando a necessidade de transfusões sanguíneas.

Alinhado a isso, desde abril, a Fundação observa uma redução de 30% a 50% no número de candidatos à doação e, embora tenha adotado diversas estratégias de captação de voluntários, a instituição permanece apresentando estoques críticos. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos em períodos chuvosos e pelas baixas temperaturas, situação que se repete a cada ano.
 

Com o lançamento da campanha a Hemoba convoca a população para vestir a camisa da solidariedade e entrar em campo doando sangue. As doações irão contribuir para fornecimento efetivo de hemocomponetes para centenas de unidades de saúde dos 417 municípios da Bahia.

 

 
Fonte: Ascom/Hemoba