09/11/2018 - 12:42

Deam de Periperi comemora 10 anos com serviços para comunidade

A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) do bairro de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, celebrou dez anos de funcionamento com uma programação especial para a comunidade, na manhã desta sexta-feira (9), na sede do órgão. A programação contou com palestras, música, aulas de boxe, atendimento jurídico, orientação sexual, serviços de saúde e cuidados pessoais.

“Enchemos a casa com aquelas mulheres que visitam no dia-a-dia para que elas possam viver a Deam. Aqui na Deam de Periperi, só este ano, nós remetemos aproximadamente mil inquéritos à justiça, quase 500 medidas protetivas deferidas. Mas, concomitante a todo esse trabalho de repressão, a Polícia Civil também tem feito um trabalho preventivo através de projetos como Maria do Bairro, Abraço, Borboleta e também uma ação social, aproximando da delegacia”, declarou a delegada titular Simone Moutinho.

A agente de saúde Marizete Pires fez questão de participar e incentivar as mulheres da comunidade a aproveitar as atividades. “Como líder da comunidade eu fiz a divulgação, trouxe várias mulheres para cá. A comunidade precisa muito e a mulher precisa ser estimulada a isso”, declarou enquanto aproveitava o serviço de maquiagem.
Membro de um dos projetos sociais parceiros do evento, a educadora social Rosilene Ferreira aproveitou a massagem relaxante. “O serviço está ótimo, bem articulado, a Deam está de parabéns pelo trabalho, pelo evento aberto ao público. Nós viemos como parceiros da Deam e estamos aproveitando também para receber esse acolhimento”, afirmou.

Além da Deam de Periperi, Salvador conta com uma unidade no bairro de Brotas. No total, são 15 em todo o estado. As Deams compõem a estrutura da Polícia Civil, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal nos casos de violência doméstica contra as mulheres. Entre as ações de prevenção, estão o registro de Boletim de Ocorrência e do termo de representação, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência.

Repórter: Lina Magali