04/02/2019 - 14:36

BID avalia ações do Prodetur na Baía de Todos-os-Santos

Técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desembarcaram na capital baiana, nesta segunda-feira (4), para missão de acompanhamento das ações do  Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) na zona turística Baía de Todos-os-Santos. Executado pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), o projeto reúne ações de infraestrutura e qualificação para o turismo náutico e cultural.
 
O Prodetur é financiado pelo BID, que avalia permanentemente a evolução dos trabalhos. A primeira reunião da agenda foi realizada na sede da Setur, na Avenida Tancredo Neves, onde o secretário estadual do Turismo, José Alves, recepcionou a chefe de equipe do BID no Brasil, Denise Levy, e a especialista em salvaguardas sociais Ana Beatriz Esteves. 
 
Entre as principais atividades que ocorrem durante a visita estão a aprovação dos projetos executivos das 16 intervenções de infraestrutura, a exemplo da instalação de uma base náutica em Salinas da Margarida, implantação do terminal turístico de Ilha de Maré e atracadouros em Cachoeira e Candeias. Este último servirá de acesso ao museu Wanderley Pinho, cuja recuperação e plano de gestão estão incluídos no Prodetur. 
 
José Alves destacou a importância de o programa contemplar obras de infraestrutura e projetos sociais. “Atracadouros, bases náuticas e terminais turísticos são fundamentais para o desenvolvimento do turismo náutico. Importante observar, no entanto, que a qualificação profissional e a formalização de negócios fazem parte deste processo, com o objetivo de fortalecer a geração de empregos”, disse. 
 
Na reunião com o BID, o subsecretário estadual do Turismo, Benedito Braga, mencionou a perspectiva de investimentos na zona turística da Baía de Todos-os-Santos, citando o interesse já manifestado por parte de empreendedores. "Vamos intensificar o diálogo com investidores nacionais e internacionais, a fim de incrementar a captação de novos investimentos para esta zona turística", finalizou. A equipe técnica do Banco Interamericano permanece na capital baiana até sexta-feira (8).
 
Fonte: Ascom/Setur