02/08/2018 - 13:58

Bairros tradicionais de Salvador passam por requalificação urbana

Bairros tradicionais de Salvador estão recebendo atenção especial da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), por meio do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador'. No bairro de Nazaré, o projeto contempla 47 vias, sendo que em 27 ruas as obras já foram concluídas, em 14 estão em andamento e em mais seis os serviços vão ser iniciados.
 
“A elaboração do projeto levou em consideração as peculiaridades de cada um desses bairros. Um dos principais desafios é a melhoria da acessibilidade em vias antigas e estreitas. Mas, estamos dando prioridade à segurança e o conforto dos usuários”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias.
 
Ao todo, estão sendo investidos R$ 124 milhões para a pavimentação de vias e requalificação de calçadas em mais de 270 ruas da região central da cidade. O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro já iniciados.
 
Situado entre a Soledade, Sete Portas, Nazaré, Macaúbas e Santo Antônio, o tradicional bairro do Barbalho também é parte da iniciativa. Um total de 21 ruas passa por reformas, entre elas a Praça do Barbalho. Quem circula pelo bairro conta também com acessos seguros a outros locais de Salvador. 
 
O Barbalho tem acesso pelo Aquidabã, por meio da ladeira do Aquidabã, já requalificada pela Conder. O mesmo acontece para o motorista ou pedestre que queira chegar ao bairro da Sete Portas, podendo seguir pela Ladeira do Funil, que já possui nova infraestrutura, assim como a Ladeira do Arco, que liga o Barbalho ao bairro de Nazaré.
 
Fonte: Ascom/Conder