10/06/2019 - 17:31

Jogos Estudantis da Rede Pública movimentam cidades do interior

Os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) mobilizam estudantes das 962 escolas de 384 municípios baianos, em competições de diferentes modalidades, nas etapas municipal e territorial. São alunos de escolas estaduais, municipais e federais localizadas em regiões pertencentes aos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). 
 
Os jogos visam estimular a cultura corporal e do esporte escolar na Educação Básica. Nesta terça-feira (11), por exemplo, eles envolvem as escolas públicas e particulares do NTE 27 (Eunápolis), bem como em 20 unidades escolares das regiões de Caetité. Já em Livramento de Nossa Senhora, as competições estão marcadas para quinta-feira (13). Em Guanambi, as disputas serão realizadas no dia 18. 
 
Fundamentados na importância da cultura corporal e do esporte escolar, com ênfase na participação, na diversidade, na ética, na cooperação, no regionalismo e na emancipação, os jogos também prosseguem nas unidades ligadas ao NTE 2 (Bom Jesus da Lapa), nas modalidades coletivas de futsal, handebol, basquetebol, voleibol, xadrez, dama, dominó, futebol de travinha, e individuais de atletismo. 
 
Organizados pela Secretaria da Educação do Estado, os JERP estão completando dez anos e são realizados por etapa. A etapa escolar foi a primeira. Depois da etapa municipal, ocorrem as etapas polos, territoriais, zonal, regional e nacional. A programação está disponível no Portal da Educação.  
 
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado